Tartaruga tigre d’agua

Este post servirá para aqueles que desejam adquirir ou já adquiriram esta Tartaruga tão apreciada por sua beleza, e pelo desafio de cuidar deste animal que pode durar até 30 anos.

A tartaruga-tigre-d’água brasileira (Trachemys dorbigni) é uma tartaruga aquática e onívora, que vive em zonas de pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado do brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O seu nome deve-se ao padrão colorido, em listras amareladas e alaranjadas. Para além do Brasil, esta espécie pode também ocorrer em parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina.

Tartaruga tigre d'agua filhote
Tartaruga tigre d'agua filhote

 Seguem algumas dicas para iniciantes-

QUANDO O FILHOTE ESTÁ SAUDÁVEL E COMENDO…

  • É recomendado que dê uma quantidade de ração que seja suficiente para satisfazer ao filhote, ou seja, até que perceba que o filhote parou de comer. E somente uma vez ao dia. 
  • O ideal para a espécie, é o uso da lâmpada especial para répteis, que substitui a luz solar.
  • Elas necessitam secar-se completamente, ao sol ou na luz da lâmpada, em local mais alto, fora da água.
    Um filhote saudável alimenta-se bem, então não se preocupe enquanto estiverem comendo

…mais dicas:

  • Esta espécie é muito frágil quando se trata de diferenças de temperatura, aconselhamos sempre que mantenha o aquário em temperatura entre 29 e 30 graus, e quando trocar a água, que o faça repondo com água da mesma temperatura para evitar choque térmico. Faça uso de termostato e aquecedor se nescessário.

IMPORTANTE: Nunca retire o filhote do aquário para deixá-lo ao sol no chão da varanda, pois poderá morrer facilmente!

  • Este animal necessita dos raios solares, mas a maneira mais segura de obtê-los é através da lâmpada especial para répteis.
    Respeite o horário de sol brando, antes das 10:00 e depois da 16:00 hrs.
  • Caso não tenha a lâmpada, coloque o filhote em uma bacia de bordas altas, com opção de sombra, e no meio da bacia com água, coloque uma pedra ou tronco onde possa subir e secar-se ao sol, completamente.

QUANDO SEU FILHOTE NÃO ACEITA BEM A RAÇÃO:

  • Procure aquecer a água em torno de 29 a 30 graus para que o filhote fique com o metabolismo mais alto, pois aí terá apetite.
  • Quando a água estiver em boa temperatura por uma hora, procure oferecer alimentos mais apetitosos que a ração, como : Peixe cru, carne moída crua com pouca gordura, frango também cru…pequenos pedacinhos que ela possa abocanhar…movimente a carne em frente á sua cabeça…se estiver saudável e aquecida não resistirá ao alimento….adoram minhocas também, vivas…dê pequenas quantidades, pois assim que perder o cheiro do sangue, elas perdem o interesse e a água poderá ficar suja demais.
  • Ofereça o alimento somente enquanto houver interesse do animal. Procure não acostumá-los apenas com carne, pois a ração será mais completa…poderá deixar boiando folhas verdes escuras, como espinafre, ou rúcula…(só não ofereça alface, pois terão diarréia). Plantas aquáticas serão bem apreciadas também…elas necessitam da vitamina A das folhas mais escuras…
  • Quanto ao tamanho do aquário, elas levam cêrca de 5 anos para chegar na fase adulta e aí vão precisar de espaço suficiente para poderem nadar e se virar dentro do aquário…!

QUANDO SUSPEITAR DE FUNGOS:

  • Procure nas patas e cabeça por manchas brancas, com aspecto de algodão: são fungos…que costumam proliferar-se em ambientes que reúnem 3 fatores: umidade, calor e falta de luz…..e matam o filhote …..se for este o caso, faça rapidamente o seguinte tratamento: vá a uma farmácia de uso humano e compre uma cartela de ” Permanganato de Potássio”.O comprimido mancha a pele, então evite contato direto. Não é um tratamento dispendioso:Dilua em 5 litros de água 1 comprimido e deixe aí o filhote por meia hora, repita isto depois de 48 hrs.
  • Evite fungos deixando uma fresta aberta na tampa do aquário, sempre.
  • De preferência utilize um fungicida na água, seguindo instruções do produto.

Durante o desenvolvimento embrionário dos animais diversas anomalias genéticas podem acontecer, e as tartaruga tigre d’agua não estão imunes.

  • A tartaruguinha aí debaixo nasceu no Paraná, na Fazenda Reserva Romanetto. A grande comoção é que não são gêmeas siamesas, o que é bastante comum. Ao contrário das siamesas, que usam o mesmo pescoço, as cabeças da tartaruga saem de pescoços diferentes e cada uma delas se alimenta de maneira independente. É o terceiro caso no mundo, e o único no Brasil.O detalhe é que a cabeça direita comanda os membros do lado direito e a cabeça da esquerda, os membros esquerdos. Mas ela caminha bem mesmo assim.
Tartaruga Tigre D'agua duas cabeças
Tartaruga Tigre D'agua duas cabeças
  • Uma tartaruguinha da subespécie tigre-d’água-americano (Trachemys scripta elegans) surpreendeu o dono de um aquário na cidade de East Norriton (Pensilvânia, Estados Unidos). Ela foi encontrada na natureza por um coletor de animais exóticos e parece ser um caso de “gêmeos siameses” entre répteis, com duas cabeças e quatro patas dianteiras.
Tartaruga Tigre d'agua siameses
Tartaruga Tigre d'agua siameses

 

Legislação (Brasil)
Esta espécie é considerada da fauna silvestre e sua posse e manutenção só são permitidas com a específica documentação, no caso a nota fiscal de compra (onde está explícito o nome popular e científico), informando o número do animal gravado na parte inferior do casco, o certificado de origem, número da nota fiscal e o número do criadouro comercial de fauna silvestre brasileira registrado no IBAMA. Consta ainda o nome do proprietário, RG, CPF, endereço. A nota fiscal deve sempre estar disponível em caso de fiscalização ou transporte.

É proibida a soltura desses animais na natureza, estando sujeito à penalidades previstas nas leis n° 6.938/81 e n° 9.605/98. Caso o proprietário não possa mais mantê-lo, a loja que efetuou a venda deve receber o animal a qualquer momento.

 

hasta la vista.

25 thoughts on “Tartaruga tigre d’agua

    1. Voce é de São Paulo? Dai posso te dar umas dicas de onde adquirir bons animais e tudo regularizado.

      1. voce é de onde amigo? dai posso te indicar algumas lojas!

    1. voce poderá verificar embaixo das tartarugas, pois o macho é concavo na parte de baixo, e a femea é mais reto o casco, teria como tirar fotos para me mostrar?

  1. Olá tenho uma tartaruga, imagino que seja tartaruga-tigre-d’água, fa 9 anos. E em duas vezes ela fico umas 2 semana sem comer, ou comia pouco, ficava dormindo, isso é normal ou ela estava doente?

  2. Oi, sou de campinas e estou louca atrás de uma dessas, mas não sei onde encontrar, vc saberia me dizer? Mesmo q seja em são paulo, se for o caso vou até la comprá-la!
    Obrigada

    1. Voce teria como vir a São Paulo, dai posso te indicar bons lugares e legalizados aqui em São Paulo, espero sua resposta!

  3. oi, estou com duvidas! tenho 2 tartaruguinhas, elas têm 3,5cm de casco… comprei um terrario, tem o fundo com pedras, e mais dois andares, mas acho q é muito fundo, e tenho medo que elas se afoguem embaixo de um dos andares, e meu filtro é muito forte, elas não conseguem ficar paradas!!! socorrooo!!!

  4. Oi, estou querendo comprar tartaruga em CAMPINAS mais não acho lojas aqui poderia me indicaralguns lugares ?

  5. oi…eu queria comprar uma tartaruga de agua só que eu moro no Espirito Santo e não sei ende vende…vc poderia me dar uma dica e a média de preços?
    obrigada!

  6. Eu gostaria de saber se esta tartaruga está ameaçada de extinção,pois queria comprar uma e me falaram que a venda está proibida…é verdade? ah eu queria tanto uma…

  7. Gostaria de adquirir uma tartaruga tigre d’água, como faço?
    Moro no estado de Minas Gerais, cidade de Patos de Minas

  8. ola, tenho uma tartaruga tigre , o chico. no começo sofri muito com ele.ele nao comia nada,porque a agua era gelada.aii comprei o aquecedor e hoje ele é um menino forte, saudavel,e gordinho.se voce tem uma tartaruga que nao come de jeito nenhum,compre o aquecedor que sua tartaruga nao vai mais para de come,oque voce gostaria, né!! abraços e espero que tenha ajudado.ana julia

  9. eu to atras de um tartaruginha dessas so que eu mora aki em Maceió-AL ai voce poderia me indicar alguma loja aki em MACEIÓ pf?

  10. beleza sou de goiania e gostari de saber aonde posso comprar uma tataruga tigre d agua tipo en sao paulo rio ai vem pelo frete me da uma ajuda ai por favor valeu

Deixe um comentário