A curiosa respiração do peixe Betta Splendens.

Um belo peixe ornamental, senão um dos mais bonitos, o Betta splendens tem origem no sudeste asiático. Ele é encontrado em águas na Tailândia, Camboja, e Vietnã. Seu habitat natural são águas estagnadas, pobres em oxigênio, como os alagados campos de cultivo de arroz.

Simulação Habitat do Betta
             A respiração do Betta splendens é uma das mais interessantes no meio dos peixes ornamentais, pois quem nunca viu um peixe beta subir de tempos em tempos até a superfície e “abocanhar um gole de ar”, e por incrível que pareça ele está respirando.
             Isso se deve ao habitat que vivem em que a água é pobre em oxigênio, assim o Betta splendens desenvolveu, após milhares de anos de evolução, um órgão de respiração complementar, chamado labirinto. Esse órgão, o labirinto, é uma forma primitiva de pulmão.que se desenvolve algumas semanas após seu nascimento. o labirinto consiste em cavidades em cada lado da cabeça que contêm diversas placas ósseas recobertas com um tecido enrugado em que há muitos vasos sanguíneos circulando.

Labirinto (pulmão)

              Mas eles não dependem apenas do labirinto para respirar, as brânquias também retiram uma parte do oxigênio da água, mas essa quantidade não é suficiente para manter a vida do peixe Betta. Por isso, ele vai, periodicamente, à superfície para engolir ar que vai até o labirinto, onde ocorrem as trocas gasosas. Se o peixe-beta não puder subir para engolir o ar, para respirar, infelizmente morrerá afogado.
              Peixes com labirinto têm uma outra característica, todos os órgãos internos estão comprimidos na parte dianteira do corpo, de modo que a parte traseira tem somente a espinha, músculos e parte da bexiga natatória. O corpo do peixe é assim notavelmente flexível e explica a particular aerodinâmica dos Bettas.

dentro do betta

Seu formato é indicativo de sua preferência por águas calmas, de pequeno movimento.

hasta la vista.

2 thoughts on “A curiosa respiração do peixe Betta Splendens.

  1. É normal a beta macho ficar com a cor branca
    e a calda da cor que ela é?
    Isso é normal numa beta?
    Qual é a comida que elas comem elas comem algum
    tipo da folhas.

    BEIJOS!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s